PROJETOS



Um “projeto” para mim é a criação de uma “obra de arte”. Uma obra de engenharia unindo o continente do sonho com o da realidade.

Para criar é necessário estar intensa, arrebatadora e definitivamente apaixonado.

Para estar apaixonado é preciso estar movido por um sentimento revolucionário. Para ser tomado por este desejo é preciso conhecer o trágico e o sublime.

Para conhecer o trágico e o sublime é preciso conhecer profundamente a si próprio, conhecendo então todos os homens.

Profundamente ferido com visão crítica do que é o humano, é preciso urrar esta dor, expressar o ódio e o ridículo, se expondo para expor a nós todos o que somos...

...tramando então a mais cruel vingança estética, desconstruindo o “status quo” com a verdade lógica, coerente e consistente da obra de arte, desinvertendo os valores sociais pervertidos, virando o humano do avesso.

Não há nada que os pobres de espírito mais temam que a liberdade, a igualdade e o amor.

Para transformar uma realidade social é preciso ternura com o que é frágil. É preciso ver a realidade com olhos de escultor, que liberta da pedra bruta a poesia da estátua.

Mas é preciso ter cuidado e habilidade. Todo oprimido é como a serpente tocaiada. Não é permissível que se tenha calcanhar de Aquiles. É preciso usar a força de Hércules, para abrir com as próprias garras o peito deste “leão de Neméia”.



Obs.:
As ilustrações acima tem como referência a Sequência de Fibonacci, também conhecida como “Proporção Áurea”, nome herdado do matemático italiano Leonardo de Pisa, conhecido por Fibonacci, que em 1202 identificou tal arquitetura (descoberta anterior a ele) como presente em obras de arte e na natureza

A constatação é que a natureza se expressa dentro de uma lógica sequêncial, seguindo a ordenação dos números de Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, …


É fácil observa-la na natureza na disposição dos galhos das árvores, nas folhas de uma haste, no arranjo do cone da alcachofra, na casca do abacaxi, no girassol, na folha da samambaia, no rabo do camaleão, na cauda do escorpião, etc.

A sequência de Fibonacci tem aplicações também em outras ciências como no mercados financeiros, na computação e na teoria dos jogos
















Nenhum comentário:

Postar um comentário